terça-feira, 7 de julho de 2020

São Bernardo do Campo: Reorganização de linhas municipais - (Parte II - Grande Alvarenga)

Inaugurado em 2018, o Terminal Grande Alvarenga hoje é uma estrutura grande e subutilizada, já que o terminal é atendido por apenas quatro linhas (Duas alimentadoras, uma de passagem e uma que vai para o Rudge Ramos. Então eu tive algumas idéias de como montar um sistema tronco - alimentador nessa região. Algumas linhas seriam cortadas no Terminal e outras seriam criadas a partir desses cortes.



Linha 11:
Deixaria de ir até o Jd. Orquídeas e faria ponto final no Terminal, se tornando uma linha troncal.
Linha 14: Seria transformada numa linha alimentadora, entre o Terminal e o Orquídeas. Sendo assim, ela faria integração no Terminal com a linha troncal 11 e as linhas para o Rudge.
14R: Sua única mudança seria no seu número, seria a linha 50
16: Deixaria de ir até o Parque Alvarenga e seu ponto final também seria no Terminal.
05B: Seria uma alimentadora do Terminal, seguindo para o Parque dos Químicos via Jardim Laura, cobrindo o itinerário que a 16 deixaria de atender. Sua numeração também seria alterada.
Linha 17: Também seria cortada no Terminal. A partir desse corte, seriam criadas duas novas linhas:
Linha 71: Circular São Jorge via Detroit, Vila Carminha e Vila Vitória.
Linha 72: Três Marias via Corredor Alvarenga e Jardim Telma.
Também seria criada a linha alimentadora 60 (Na verdade, reativada) entre o Jd. Senhor do Bonfim e o Terminal Grande Alvarenga, via Detroit e Estrada dos Casa.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

São Bernardo do Campo - Reorganização de linhas municipais (Parte 1 - Vila São Pedro)

Trago aqui algumas idéias sobre a reorganização de algumas linhas de ônibus municipais de São Bernardo do Campo. Há muita sobreposição de itinerários e linhas que dão muitas voltas para atender vários bairros e pontos de interesse. Vou começar com algumas ideias de criação e reformulação de linhas na populosa região da Vila São Pedro.

A primeira seria sobre a mudança do ponto final da linha 01 (Esperança-Taboão), nesse caso o seu ponto final seria transferido para o Terminal Tiradentes, se tornando assim uma linha troncal e sendo operada integralmente por ônibus articulados.

A segunda ideia tem a ver com a linha 54 (Santa Filomena - Esperança), linha operada por microônibus devido o atendimento da linha no bairro Parque São Rafael, que é de difícil acesso. A ideia é que a linha 54 deixe de atender ao Parque São Rafael e siga direto pela Rua Tiradentes, se tornando uma ligação direta entre a Vila Esperança e o Centro, e sendo operada por ônibus convencionais.

Já o Parque São Rafael contaria com um novo atendimento, que atenderia a Rua Tiradentes, o Jardim Regina (apenas sentido bairro), e o Jardim Leblon (bairro que é atendido apenas pela linha intermunicipal 148).


Itinerário Circular:

Rua Santa Filomena, Av. Brigadeiro Faria Lima, Praça Miguel Etchenique, Av. Dr. José Fornari, Rua Edmar L.A Rabello, Rua Nemer Féres Rahal, Av. Fernando Ferrari, Rua Vicente Monteiro da Rocha, Rua Minas Gerais, Rua Antônio Pinchiari, Rua Bela Cor, Rua Antônio Guerra, Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, Rua Tiradentes, Rua Lauro do Nascimento, Rua João de Barros, Praça Vista Alegre, Rua João de Barros, Rua Tiradentes, Rua Alexandre Duarte da Silva, Rua Joaquim Manoel de Macedo, Rua Mário Depolli.

Uma outra mudança que eu faria está relacionada a numeração das linhas 54B (São Pedro - Sacolão) e as linhas 54C e 54D, que atendem áreas de difícil acesso na Vila São Pedro e são operadas por vans. Essas três linhas não tem porque ter a numeração 54, sendo que elas cobrem o itinerário da linha 39 (São Pedro - Represa) no eixo Peri Ronchetti-Dom Pedro de Alcântara. E enquanto isso a linha 39A (São Pedro - Ferrazópolis) faz um itinerário parecido com o atendimento principal da linha 54.

Sendo assim, as linhas teriam uma nova numeração, sendo elas:

54B passa a ser 39A (São Pedro - Sacolão)
54C passa a ser 39C (Vasco da Gama - Sacolão)
54D passa a ser 39D (Alto da Boa Vista - Sacolão)
39A passa a ser 54B (São Pedro - Ferrazópolis)

E a nova linha que atenderia o Parque São Rafael teria a numeração 54C (Parque São Rafael - Santa Filomena)

Há também, a criação de uma nova linha que ligaria o Terminal Ferrazópolis (Partindo de dentro do Terminal) até o Terminal Tiradentes, seguindo pela Av. José Fornari, Vila São José, Rua Isa Maria, Parque São Rafael e Rua Tiradentes.



E para finalizar, uma ideia de ampliação de atendimento da linha 28 no Jardim Limpão. A linha se tornaria circular e atenderia as ruas Bartira, Tiradentes e Rua Yasmin, depois voltando para o Centro seguindo o seu itinerário normal. A linha também deixaria de seguir até a Vila São Pedro, fazendo o seu ponto final na Rua Santa Filomena. A linha seria operada integralmente por vans, já que o seu novo itinerário atenderia vias de difícil acesso no Jardim Limpão. Sobre o trajeto entre o centro e a Vila São Pedro, seria coberto pela linha 54B, que teria o seu ponto final transferido para a Rua São José, atual PF da linha 28.