quarta-feira, 24 de junho de 2020

São Bernardo do Campo - Linhas Metropolitanas na região da Vila São Pedro

Uma das regiões mais populosas de São Bernardo do Campo, a Vila São Pedro, não conta com nenhuma linha metropolitana. Quem mora nessa região precisa pegar algum ônibus municipal até o Centro, e de lá embarcar nos trólebus ou outras linhas metropolitanas para a Capital ou outra cidade vizinha, como Santo André ou São Caetano do Sul. Então trago algumas idéias de novas linhas e até a ampliação de linhas metropolitanas existentes.

Começando pela ideia de ampliação da linha 148TRO (SBC-Jardim Leblon / SCS-Estação), da empresa Trans-Bus. O seu ponto final seria na Rua Jardim, mais precisamente na Vila Esperança (Ponto final das linhas 01 e 54), mas como não haveria espaço para mais uma linha de ônibus no local, poderia haver uma mudança no ponto final das linhas municipais da Vila Esperança (Falarei sobre isso nos próximos posts). O seu itinerário no Jardim Leblon não sofreria nenhuma alteração. A sua nova denominação seria "SBC-Vila Esperança/São Caetano - Via Vergueiro"

Ponto final das linhas 01 e 54, na Vila Esperança. Local que poderia abrigar o ponto final da linha 148



Agora sobre novas linhas, a primeira ideia é sobre uma linha que ligue a Vila São Pedro até o Centro de Santo André. Partindo da Rua Tiradentes, a linha atenderia a Vila Esperança, Av. Dom Pedro de Alcântara, Av. Luiz Pequini e a Rua dos Vianas. Já em Santo André, a linha atenderia o Jardim do Estádio e a Rua das Hortências (Vila Helena). A nova linha poderia ser operada pela Viação ABC, pioneira na operação do eixo SBC-Santo André.


sábado, 6 de junho de 2020

Santo André: Sistema Vila Luzita - Novas linhas e readequação das linhas existentes.

Neste novo post, trago algumas ideias para o Sistema Integrado da Vila Luzita, em Santo André.
O sistema de transporte foi inaugurado em 2001, e era operado até 2016 pela extinta Expresso Guarará, trazendo várias inovações para o transporte municipal de Santo André, como um corredor segregado e ônibus articulados, até então inédito em linhas municipais. As linhas que saiam da Represa, Jardim Irene, Cata Preta e das regiões de manancial da cidade (Clube de Campo e Recreio da Borda do Campo) e seguiam direto para o Centro foram seccionadas em um Terminal de Integração no centro da Vila Luzita, e a partir daí, foram criadas três linhas troncais, sendo elas:

TR-101 (Terminal Vila Luzita - Estação via Cap. Mário Toledo de Camargo)
TR-103 (Terminal Vila Luzita - Estação via Av. Dom Pedro I)
TR-141 (Terminal Vila Luzita - Estação via Vila Junqueira)

A linha TR-101 é a principal do sistema. Opera com veículos articulados e trafega por um corredor exclusivo da Av. Cap. Mário Toledo de Camargo, com quatro paradas ao longo do corredor. A linha também corta caminho pelo Bairro Casa Branca para chegar até a Estação.



A linha TR-103 opera com veículos convencionais (operava antigamente com ônibus "Padron"), e trafega pela Av. Dom Pedro I, o seu itinerário no Centro é o mesmo das outras linhas municipais da cidade, trafegando pela Av. Perimetral, Rua Siqueira Campos e Rua General Glicério, mas antes de entrar na Estação, ele contorna o Paço Municipal.



Já a linha TR-141 é a única que liga o Terminal ao Centro passando por diversos lugares, já que essa linha nasceu do seccionamento da antiga linha T-41 (Vila João Ramalho - Estação). Essa linha atravessa os bairros Teles de Meneses, Vila Junqueira, Vila Vitória e Vila Pires, seguindo depois pela Av. Dom Pedro I.

Começando pelas linhas troncais, a linha TR101, por ser a mais carregada do sistema, deveria ganhar um atendimento expresso (EX-101) nos horários de pico, embarcando os passageiros no Terminal Vila Luzita e parando somente na Estação, e vice-versa. A linha já teve uma experiência parecida com essa quando a empresa Suzantur assumiu as linhas, e como os articulados que a empresa trouxe (Vieram da Capital) não eram adaptados ao corredor (o embarque é no nível do piso do ônibus), a linha era semi-expressa, ou seja, não atendia as paradas do corredor, o que agilizava a viagem de 15 a 20 minutos.

A linha TR-103 deveria seguir direto para a Estação, deixando de atender o Paço Municipal, a tornando uma ligação direta entre o Terminal Vila Luzita e a Estação. E para continuar o atendimento no Paço, seria reativada a linha TR-103R (essa linha seguia direto da Vila Luzita para a Estação).
Mas com um novo trajeto, a linha seguiria direto pela Av. Perimetral, Viaduto Angelo Gaiarsa e Av. José Caballero, deixando de atender as ruas Siqueira Campos, General Glicério e Bernardino de Campos.

Trajeto da linha TR-103R no Centro de Santo André:

Agora, vamos falar das linhas alimentadoras (linhas que ligam os bairros ao Terminal), começando pela linha AL-135 (Sítio dos Vianas - Terminal Vila Luzita). A minha sugestão seria mudar o itinerário da linha no Jardim Irene, deixando de atender as ruas Ramalho Ortigão, Romano Tognato e José Poleto, seguindo direto pela Rua dos Ciprestes.

Novo trajeto da linha AL-135:


Para atender essas ruas que a linha AL-135 deixaria de atender, assim como o trecho da Rua Caminho dos Vianas entre a Rua dos Ciprestes e a Estr. Cata Preta, além do Pesqueiro João Ramalho , seria criada uma nova linha, denominada "Condomínio Manacás - Terminal Vila Luzita". Essa nova linha então, cobriria o trajeto atual da AL-135 no Jardim Irene, mas dessa vez nos dois sentidos. Hoje quem mora na Rua Ramalho Ortigão precisa descer até a Rua dos Ciprestes para pegar a linha AL-133 para o Terminal Vila Luzita, ou embarcar na AL-135 e atravessar todo o Sítio dos Vianas para finalmente chegar no Terminal.

AL-123 - Condomínio Manacás / Term.Vila Luzita



Agora vamos abordar a criação de novas linhas alimentadoras:

A primeira ideia, é sobre uma linha alimentadora que atenda melhor o bairro Parque Miami e o Núcleo Habitacional Pintassilva, cujos moradores precisam andar uma certa distância até a Estrada do Pedroso para pegar os ônibus para o Terminal.

AL116 - Terminal Vila Luzita - Parque Miami (Circular)

Itinerário único:
Terminal Vila Luzita, Av. Cap. Mário Toledo de Camargo, Estrada do Pedroso, Rua Pintassilva, Rua Rio Oiapoque, Estrada do Pedroso, Rua Rio Upariqueira, Rua Rio Jari

A segunda ideia é uma linha circular que atenda os bairros Sítio dos Vianas (Uma parte do bairro que é distante de ônibus), Jardim do Estádio e Jd. Santa Cristina, facilitando também o acesso desses dois últimos bairros ao centro comercial da Vila Luzita.

Itinerário Único:

Terminal Vila Luzita, Av. Cap. Mário Toledo de Camargo, Rua Eusébio de Queiróz, Travessa dos Ciprestes, Rua dos Cocais, Rua das Minas, Rua São Tomás Mouro, Rua Carijós, Av. Aclimação, Rua Adriático, Rua Maria Montessori, Rua Prof. Nestor Pereira Leite, Rua Ferrúcio Tolesi, Rua Prof. Felisberto de Carvalho, Rua da Pátria, Rua Urano, Rua Francisco Manoel da Silva, Rua Netuno, Av. São Bernardo do Campo, Av. Cap. Mário Toledo de Camargo, Terminal Vila Luzita

A terceira ideia é sobre duas linhas circulares para atender uma parte do Jardim Santo André, que é carente de ônibus. Essas linhas atenderiam os arredores das ruas Missionários, Toledana e Renascer.

A linha AL-121 faria a ligação entre o Terminal e a Rua dos Missionários, atendendo também a Av. Loreto, Núcleo Cruzado II, Rua Bizâncio e Rua dos Franciscanos. Com esse novo atendimento, a linha AL-117 (Vila Rica) passaria a seguir direto pela Estrada do Pedroso.


Já a linha AL-122 ligaria o Terminal até a Rua Renascer, seguindo direto pela Estr. do Pedroso.
Por ser um trajeto difícil (A Rua Renascer é uma via estreita), a linha deveria ser operada por uma van. O intervalo entre as partidas do Terminal poderiam variar de 15 a 30 minutos.



Para finalizar esse post, uma possível ampliação da linha AL-127 (Cidade São Jorge) até a Divisa com Mauá (Terminal Sônia Maria), atendendo a Praça Elis Regina, no Parque Capuava. Com a mudança, a linha deixaria de ir até o São Jorge, mas ainda os usuários contariam com a linha B-31, da Viação Guaianazes, que liga o bairro até a Vila Luzita (parte de fora do Terminal)

Como ficaria o trajeto da linha AL-127 entre o Pq. Marajoara e o Sônia Maria:

Novo itinerário a partir do Parque Marajoara:

Rua Glauber Rocha, Av. São Paulo, Av. Giovani Batista Pirelli, Viaduto Cassaquera, Av. dos Estados, Av. Pres. Costa e Silva. Av. das Nações, Rua Numídia. Rua Paquistão, Av. Nova Zelândia, Rua Novarra, Av. Pres. Costa e Silva, Estrada do Oratório (Sônia Maria-Mauá), Retorno, Rua Oratório.


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Santo André - Nova linha de ônibus entre a Vila Linda e a Estação

O bairro Vila Linda é atendido por 8 linhas de ônibus (4 municipais e 4 metropolitanas). Mas mesmo assim, decidi criar uma linha que atenda melhor a Vila Linda, pois uma parte dos moradores do bairro precisam caminhar de 10 a 15 minutos até a Rua Carijós, Av. Brasília e Av. Rangel Pestana para utilizar alguma linha de ônibus, sem contar o fato de haver muitos idosos moradores desse bairro e também pessoas que chegam mais tarde do trabalho ou da escola, e acabam se arriscando por ter que andar uma certa distância do ponto de ônibus até em casa. A ideia é uma linha circular que parte do Centro de Santo André (Rua Cel.Oliveira Lima-Cine Tangará) e siga pela Rua Carijós até a Rua Juquiá. A partir daí, ela entra na Rua Botucatu e em seguida na Rua Londrina, atendendo o Conjunto Habitacional Londrina. A linha seguiria também pelas ruas Bagé, Jardinópolis, Adamantina, Av. Brasília e Rua Carijós, seguindo para o Centro.

C-20 (Jardim Progresso - Centro-Circular)


Itinerário Circular:

Rua Cel. Oliveira Lima, Rua General Glicério, Rua Bernardino de Campos, Av. Portugal, Av. José Caballero, Viaduto Angelo Gaiarsa, Rua Cel.Alfredo Fláquer, Rua Coronel Seabra, Rua Carijós, Rua Juquiá, Rua Botucatu, Rua Bandeirantes, Rua Londrina, Rua Bagé, Rua Jardinópolis, Rua Adamantina, Av. Brasília, Rua Carijós, Rua Coronel Seabra, Rua Tancredo do Amaral, Rua Tamoios, Rua Cel.Alfredo Fláquer, Viaduto Angelo Gaiarsa, Av. Portugal, Rua Bernardino de Campos, Av. Queiroz dos Santos, Rua Cel. Oliveira Lima.

Santo André - Alterações de linhas de ônibus - Vila Suíça


Olá!!!!!

Trago uma outra ideia de alterações de linhas de ônibus de Santo André. Dessa vez, sobre as linhas T-29 e T-25, ambas da Viação Guaianazes, que ligam o bairro Vila Suíça até a Estação de Santo André e a Faculdade Anhanguera (Antiga UNI-ABC) respectivamente.

A linha T-29 faz ligação direta entre a Vila Suíça e a Estação de Santo André, percorrendo toda a Avenida Queiroz Filho. Então a ideia é simplesmente expandir essa linha até a Faculdade Anhanguera (UNI-ABC).

Já a linha T-25 faz quase o mesmo itinerário da T-29, com o diferencial de atender as avenidas Capuava e Guaianazes, além de atender parte do bairro Jardim Ipanema. A idéia sobre essa linha, é de ampliar o atendimento dela no Jardim Ipanema, fazendo com que ela atenda o Conjunto Habitacional Procópio Ferreira, deixando de atender a Rua Alfredo Pujol e atendendo a Rua Giovani Gronchi. Já o seu ponto final trocaria de lugar com o PF da T-29. Sim, a linha T-25 passaria a ir somente até a Estação, enquanto a T-29 seguiria até a UNI-ABC.

O novo trajeto da T-25: